O PERIGO DOS CONTRATOS MODELOS: A importância de um contrato personalizado.
A maioria dos negócios são concretizados por meio dos contratos, que são a forma mais comum e adequada de formalizar a intenção das partes envolvidas.
No entanto, muitas vezes por acreditar ser a forma mais barata e rápida, acaba-se utilizando modelos prontos, vendidos em papelarias ou ainda pesquisados na internet.
Mas porque tal prática é perigosa?
A resposta é simples: Um modelo nunca irá abranger as especificidades do seu caso. Cada negócio possui particularidades e um modelo é nada mais que genérico, e havendo algum problema futuro, dificilmente tal contrato terá previsões capazes de lhe proteger.
Inclusive, não raramente, os contratos encontrados na internet citam leis que não estão mais vigentes, ou até cláusulas consideradas abusivas pelos tribunais.
Alguns exemplos de problemas que podem acontecer com esses modelos:
- Em contratos de aluguel, pode não haver previsões quanto à manutenção do imóvel e sanções em caso de sua deterioração;
- Em contratos de compra e venda, pode não haver previsão de avalista ou garantia, além dos índices que devem ser aplicados em caso de inadimplemento.
- Entre outras situações diversas, que são muito recorrentes.
Logo a indicação é sempre que cada negócio tenha um contrato específico, elaborado para o caso em concreto.
Ao elaborar um contrato, um advogado especializado irá adequá-lo às necessidades específicas do seu negócio e das partes envolvidas, fazendo constar todos os termos combinados e adequando com a lei vigente, protegendo assim ambas as partes.
Logo, personalizar o contrato para cada situação é algo indispensável.
Somente assim é possível evitar futuros conflitos judiciais causados por contratos mal elaborados.
Assim, caso precise formalizar um negócios, não deixe de procurar um advogado, é a melhor forma de proteger seus interesses.