ARTIGOS | Postado no dia: 14 outubro, 2025

Atualização da NR-1: Empresas Devem Incluir Riscos Psicossociais na Gestão de Riscos

Com a atualização da NR-1, empresas e empregadores devem ficar atentos às mudanças que deverão promover em seus Programas de Gerenciamento de Risco, passando a contemplar os riscos psicossociais. Tais riscos estão diretamente relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais do ambiente laboral, tornando-se elemento essencial para a prevenção do adoecimento mental dos trabalhadores, o que abrange doenças como a depressão, ansiedade e diversos outros transtornos psíquicos.

A sobrecarga laboral e a convivência em ambientes tóxicos, permeados por violência e assédio, muitas vezes de forma velada, devem ser identificados, monitorados e eliminados, a fim de promover o bem estar e reduzir os afastamentos, tendo como consequência natural o aumento da produtividade.

As alterações da NR-1 também compreendem o incentivo à participação ativa dos trabalhadores na gestão do trabalho, a obrigação de estabelecer respostas a emergências e detalhamento das medidas de proteção aos trabalhadores terceirizados. Além disso, a norma determina prioridade às ações preventivas e a exigência de investigação de eventos perigosos no trabalho.

A importância está no fortalecimento da cultura de prevenção e bem-estar, reconhecendo os impactos da saúde mental no desempenho organizacional e incentivando a construções de locais de trabalho mais saudáveis e produtivos, o que atenderá às novas exigências legais e sociais.

Lembra-se que estamos em tempo de mudança e adaptação, o que quer dizer que as empresas e empregadores têm até 26 de maio de 2026 para programar as adequações previstas. A partir dessa data, o descumprimento poderá acarretar a aplicação de multas.